Detail :: Data Jembatan

Isidoro França Bridge



Panjang363,00 m
Pilar Tertinggi98,00 m
Kondisi UmumAktif
Jenis JembatanCable Stayed
Tanggal Mulai2002
Tanggal Selesai2010
Tanggal Peresmian30 April 2010
NegaraBrazil
Latitude (GPS)-5.0701930000000000
Longitude (GPS)-42.8032830000000000

A Ponte Estaiada do Sesquicentenário Mestre João Isidoro França[1] foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina, no estado brasileiro do Piauí. Inaugurada em março de 2010, é um dos mais importantes pontos turísticos da capital piauiense.

Sobre o Rio Poti, a ponte facilita o deslocamento entre as regiões central e leste da cidade.

 

Características

Uma ponte feita em concreto armado , em tecnologia estaiada, com extensão de 363 metros , distribuída em seis vãos, dos quais três construído pelo processo de balanço sucessivo e três em processo convencional e com 35 estaios . A plataformade rolamento prevê três faixas de tráfego de 3,10 metros e passeio para pedestre de 2,15 metros. Possui mastro único para estaiamento, que abriga, em seu topo, um mirante em estrutura metálica, acessível por elevadores e escada de emergência.

A Iluminação da ponte fica a cargo da Eletrobrás sob administrção da prefeitura,e conta com um sistema rotativo que muda de cor a cada 15 minutos,são 16 tipos de cores diferentes.

Um das grandes preocupações do projeto da nova ponte é a não agressão ao meio ambiente,a ponte estaiada não possui colunas de concreto dentro do rio,diferente de outras pontes .A execução das obras do sistema viário e Ponte Estaiada sobre o Rio Poti, na cidade de Teresina - PI, faz a interligação da Av. Dom Severino e a Av. Alameda Parnaíba.

 

Homenagem

A Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França recebe este nome em homenagem ao secretário geral de obras do governo doJosé Antônio Saraiva, em 1848, fundador da Vila Nova do Poti (primeiro nome de Teresina) O nome foi decretado ainda no início de sua construção em 2002, na administração de Firmino Filho (PSDB).

Isidoro foi arquiteto, engenheiro, urbanista e que tinha total liberdade para construir Teresina,ele era o braço direito do José Antônio Saraiva, sendo o principal projetista das ruas e avenidas de Teresina partir do rio Parnaíba, com ruas largas, antes mesmo de chegarem carros na recém-capital piauiense, além da localização do cemitério, quartel de polícia e prefeitura,entre 1848 a1852.

 

Justificativa do Projeto

Crescimento de Teresina, com registro de frota de veículos em 157.000,00 veículos/dia;população estimada em 985.477 habitantes;Azona centro tem uma população de 234.137 habitantes, concentra 87 escolas públicas, 8 centros de saúde, 9 complexos esportivos, 49praças. Sua principal via de escoamento de tráfego é a Avenida Frei Serafim. A interligação das zonas centro/norte a zona leste, atualmente congestionada, tem se constituído num fator limitante ao deslocamento da população demandante de tráfego entre as duas zonas, sobretudo nos horários de pico, irá reduzir consideravelmente os níveis de congestionamentos das outras pontes, que ao longo dos últimos anos vem sofrendo um forte crescimento, oferecendo rotas alternativas as quais acarretarão uma sensível redução nos acidentes de trânsito.

Construção

O projeto foi divulgado em 2002 e logo foram iniciadas as obras, mas pouco meses depois foi paralisada por conta das eleiçõe de 2002. Apenas 20% da ponte estava pronta e a partir dai novos acordo foram feitos entre União, Estado e Município, e assim no início de 2008 foi dada a continuação.

Uma das polêmicas da construção da ponte é que seria necessário a remoção de algumas casas na proximidade da ponte e, o final, foram removidas a fim de dar melhor acesso. A Caixa Econômica Federal foi responsavél pela avaliação das casas.A obra foi alvo de muitas instituições como TCU,TC-PI,CREA.

Em fevereiro de 2010, ocorreu mais uma paralisação. Desta vez por conta dos operários que reivindicavam ajuste salarial, ficando por 16 dias sem trabalho. Logo após uma reunião entre o prefeito, o deputado estadual Cícero Magalhães (PT) e representantes dos trabalhadores, dentre eles Raimundo Ibiapina, presidente do Sindicado dos Trabalhadores na Construção Civil (Sitricon) e o ditetor da OAS,a obra pode seguir em andamento.

 

 

Sumber :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Estaiada_João_Isidoro_França



Galeri Foto